Fonte: Teatro Barracão

      Dos seringais do rio Tarauacá até sua participação em movimentos sociais em Rio Branco, como teatrólogo, José Marques de Sousa, o Matias, contribuiu com os movimentos sociais no Acre, utilizando o teatro para denunciar e reivindicar melhores condições de vida para as comunidades menos favorecidas.
   De seringueiro a teatrólogo, Matias influenciou a vida das pessoas que com ele tiveram contato, das mais simples que mudaram suas histórias de vidas através do trabalho desenvolvido com o teatro, as artistas e intelectuais.
   Matias foi um importante ativista cultural do Acre. Sua história como teatrólogo se confunde com a do Teatro Barracão: foi a partir dessa rica vivência, entre o movimento social e a cultura popular, que Matias criou o grupo de teatro De Olho na Coisa, além de contribuir para o fortalecimento do movimento cultural do Acre.
   Desenvolveu ações na área do teatro popular com o objetivo de formar profissionais e consciência sócio-politica e ambiental, trazendo nas muitas peças que criou uma abordagem critica da realidade social. Iniciou em 1979 um movimento organizando grupos de teatro que realizavam apresentações gratuitas, reunindo jovens e instituições religiosas.